Início > Eventos > Maemo Summit 2009 – Dia 2

Maemo Summit 2009 – Dia 2

1255372545 (12/10/2009)

Maemo Summit 2009

Como anunciado anteriormente, o primeiro dia do Maemo Summit ficou por conta da Nokia, enquanto os outros dois ficaram a cargo da comunidade. O segundo dia do evento foi iniciado com a apresentação do Maemo Council, formado por 5 integrantes (voluntários, que não recebem remuneração e nem estão ligados à Nokia) escolhidos por usuários, desenvolvedores e pessoas envolvidas com o Maemo. O papel do conselho é estabelecer a comunicação entre a comunidade e a Nokia, e vice-versa.

Os membros são pessoas ativas na comunidade e que trabalharam em projetos como o EasyDebian, BlueMaemo e GPE. Na apresentação cada um falou de idéias e perspectivas para o Maemo.

Maemo Council

Maemo Council formado por Randall Arnold, Alan Bruce, Graham Cobb, Matthew Lewis e Valério Valério (foto de aSimulator no Flickr).

Projeto Interface para o Maemo 5

Apesar de estar relacionada à área de desenvolvimento, a palestra teve algumas informações pertinentes para futuros usuários do N900. A interface está voltada para um bom uso sem stylus, adaptada aos dedos, e os desenvolvedores são orientados a utilizar poucos elementos, mantendo a simplicidade e evitando personalizações. Estes fatores permitem manter a consistência da interface e acelerar o processo desenvolvimento. Outra característica comentada é que mesmo que alguns botões estejam pequenos, como o “X” de fechar aplicativos, a área reconhecida do botão é maior, como se existisse um campo ao redor dela.

Maemo 5 Interface

Maemo 5 Interface (Foto de mackarus, no Flickr)

Personalização do N900

Foram mostradas as possibilidades de personalização da interface, mudando elementos visuais, papel de parede, sons e alertas. Como visto nos vídeos sobre o N900, há quatro áreas de trabalho que formam um desktop panorâmico, com um papel de parede contínuo, que pode ser visualizado e “percorrido” pelo usuário ao tocar a tela. Há, inclusive, wallpapers disponíveis que exploram esse recurso, como fotos, fases de jogos e ilustrações.

Para quem quiser começar a criar temas para o aparelho é possível usar o Theme Maker, que permite alterar ícones e imagens de fundo. As imagens de fundo podem ser trocadas no desktop, media player, relógio e gerenciador de aplicativos. Usuários que possuem um pouco mais de conhecimento técnico podem ganhar acesso como root e alterar ícones, sons, fontes e outros arquivos diretamente.

O suporte a perfis de sons do aparelho ainda está limitado. Há apenas dois perfis (fato que causou certo espanto): silencioso e geral. Não existem opções de criar toques específicos para grupos ou pessoas, criando a expectativa de que as funções sejam implementadas. O vídeo abaixo mostra o funcionamento do N900 ao realizar e receber chamadas.

Aplicativos para o Maemo 5

Durante o evento foram apresentadas novidades com relação a aplicativos para o Maemo 5, apesar de suas versões anteriores estarem disponíveis para o Maemo 4 (Diablo). A maioria não trouxe muitas novidades, foram uma transição do Maemo 4 para o 5.  Os aplicativos cobrem diferentes aspectos, como e-mail, contatos, comunicação e multimídia.

O Modest é o cliente de e-mail já utilizado no Maemo 4 (no N800 e N810) e que agora está em desenvolvimento para a versão 5 do sistema operacional. Seguindo a tendência do Fremantle, a nova versão do aplicativo deve oferecer uma experiência de uso melhor com os dedos, além de manter preocupações como o uso de várias contas e boa experiência em dispositivos com desempenho e conexão limitados.

Cliente de e-mail do Maemo 5

Cliente de e-mail do Maemo 5

O Feed Handler, aplicativo já disponível no Maemo 4, permite escolher entre diferentes ações quando se escolhe assinar um feed. Por exemplo, é possível adicionar o feed ao gerenciador de feedspodcasts, Google Reader e outros. As novas propostas para o desenvolvimento do Feed Handler estão voltadas para permitir a adição dinâmica de outros aplicativos (atualmente isso é feito de forma específica, o que não oferece muita flexibilidade para agregar ferramentas de terceiros ), melhorar a interface e dar suporte a outros navegadores (no momento suporta o navegador padrão de cada versão do Maemo).

Feed Handler - Gerenciador de assinaturas de feeds

Feed Handler - Gerenciador de assinaturas de feeds.

Foram apresentados conceitos relacionados a três aplicativos contextualizados em anotações: Conboy, Tomboy e Snowy. O Conboy é um aplicativo para a criação e gerenciamento de anotações. Uma de suas vantagens é trabalhar com arquivos criados pelo Tomboy, também voltado para anotações, mas utilizado em computadores. A apresentação sobre o Conboy incluiu a novidade de permitir o uso do Snowy, uma aplicação Web que permite sincronizar, visualizar, editar e compartilhar notas do Tomboy. A iniciativa, além de facilitar a sincronização de anotações entre diferentes aparelhos, oferece possibilidades de editá-las na Web e de ser integrada a aplicativos e serviços de terceiros. Outra observação realizada pela apresentação: no N900 o Conboy pode ser usado também no modo retrato, mostrando que o suporte ao modo de uso do aparelho em posição vertical está sendo considerado pelos desenvolvedores.

Conboy - Gerenciador de anotações

Conboy - Gerenciador de anotações.

O BlueMaemo, também já utlizado no N800/N810, foi apresentado com uma nova interface para o N900. O aplicativo permite que o aparelho funcione como um dispositivo bluetooth HID, sendo reconhecido e utilizado como mouse, teclado, controlador de apresentações ou controle de vídeo game. Entre as possibilidades de uso estão computadores com diferentes sistemas operacionais, Playstation 3 e outros dispositivos móveis que aceitem o perfil bluetooth HID.

Canola - Media center do Maemo (Foto de Eduardo Lima)

Canola - Media center do Maemo (Foto de Eduardo Lima)

O Canola é um aplicativo media center com uma interface voltada para uso com interface touchscreen. Sua arquitetura permite adicionar diferentes plugins já existentes, como para Last.fm, YouTube, Flickr e UPnP. No evento foram apresentados outros complementos para Twitter, BitTorrent, Picasa e Remember The Milk. Pelo post recente sobre o desenvolvimento do Canola para o N900, apesar de ainda ter um pouco de instabilidade, o aplicativo é executado bem no N900, com uma experiência próxima à que é obtida em um computador (no N800 sua execução é um pouco lenta).

A sessão de apresentação do Address Book, relacionada ao gerenciamento de contatos do N900, mostrou novidades para usuários e desenvolvedores. Ao digitar algo na tela principal do Maemo 5, surge uma busca por contatos que são filtrados conforme os caracteres são inseridos. Como tendência do Maemo 5, seu uso é voltado para os dedos. Cada contado pode ter diferentes informações, como nome, apelido, idade, endereço, foto, conta do Skype, informações da Ovi e outros. Há uma boa flexibilidade para adicionar outras informações que podem ser necessárias.

Para os desenvolvedores ressaltaram a facilidade de se obter os diferentes dados dos contatos. Isso é relevante para permitir uma boa integração com outros aplicativos, que podem reutilizar informações de contatos, obter fotos e agregar ao seu conteúdo outras informações relevantes ao seu uso. O vídeo abaixo permite ver algumas das informações referentes ao gerenciamento de contatos.

O Fring, aplicativo disponível em diferentes dispositivos móveis (como para Symbian, Windows Mobile e Maemo) também foi apresentado, mas sem grandes novidades além das operações que já faz. Entre elas acessar contas de diferentes serviços (ICQ, GTalk, MSN, etc.), troca de arquivos, ligações com Skype e plugins pra serviços como o Facebook, Orkut e Twitter.

UPnP e DLNA

Um dos temas discutidos foi o trabalho que tem sido realizado no desenvolvimento de uma solução para uso de UPnP para o Maemo e o Gnome Mobile. O UPnP é um conjunto de protocolos que devem permitir a dispositivos estabelecerem comunicação e interagirem de forma simplificada, com reconhecimento e configuração automáticos. Isto entre diferentes tipos de eletrônicos, como dispositivos móveis, TVs, impressoras, vídeo games e câmeras. O N900 já fornece um suporte básico ao UPnP, mas ainda há mais para ser desenvolvido para permitir aplicações mais interessantes, como fazer streaming do conteúdo da TV.

Na apresentação foram realatos os problemas com as especificações do padrão, em temos de como as coisas devem funcionar. Uma solução apresentada foi o uso deo GUPnP, um projeto open source que já oferece alguns dos recursos necessários ao suporte mais completo ao gerenciamento de dispositivos UPnP.

MER
Mer - Evolução do Maemo em dipositivos antigos

Mer - Evolução do Maemo em dipositivos antigos

Ocorreu uma apresentação sobre o MER, uma iniciativa da comunidade para permitir que aparelhos antigos (N770, N800 e N810) continuassem obtendo evoluções do sistema operacional, já que a versão 5 do Maemo, até o que é divulgado no momento, não dará suporte a eles. Foram relatados os esforços e progressos no seu desenvolvimento, como sua disponibilidade para diversos dispositivos, além dos tablets da Nokia, como FreeRunner, SmartQ5, SmartQ7 e Beagleboard. Além disso foi apresentado o plano de desenvolvimento do MER 2, baseado no Harmattan, a versão 6 do Maemo.

Platarforma de Segurança do Maemo 6 – DRM e outras questões

Algo interessante que foi dito, dentro da apresentação sobre a Plataforma de Segurança do Harmattan e comentado pelo AllAboutMaemo:

Devs and users can switch mode when ever they like. Between open and closed mode (DRM). Good compromise. #maesum

O que pode ser entendido, e que continuou em discussão, é que no Maemo 6 o usuário poderá escolher entre ter o aparelho com ou sem DRM (ou, na verdade, fechado ou aberto). Isso é algo semelhante ao que ocorre com o modo red pill, ou talvez algo semelhante ao que ocorre no Symbian com a possibilidade (forçada pelo usuário com hacks) de instalar aplicativos assinados ou não. No caso, usar o modo “fechado”, implica também no uso de DRM e deve permitir ao usuário ter acesso a aplicativos e serviços como a Music Store e o Comes With Music. Se o dono do aparelho não quiser ter esse tipo de restrição, pode optar por mantê-lo aberto, e abrir mão do serviço. O importante é: a opção fica a critério do usuário e pode ser revertida. No terceiro dia do evento devem aparecer mais detalhes sobre essas questões e outros comentários devem ser discutidos na comunidade.

Outras informações sobre o evento

Como apresentado no resumo do dia 1, cada participante do Maemo Summit recebeu um N900 para usar por 6 meses. Com isso, foi possível notar mais comentários sobre o uso do aparelho e suas características. Apareceram relatos (nada que seja estatisticamente relevante) de usuários que preferiram o teclado do N900 ao do N97.

Uma imagem curiosa que apareceu durante o evento foi a de um N900 com cobertura personalizada de madeira. A personalização não está disponível para compra, como anunciado por TheNokiaBlog.

N900 com cobertura personalizada de madeira

N900 com cobertura personalizada de madeira (Foto de mackarus, no Flickr)

O acompanhamento do evento pôde ser feito graças aos comentários feitos pelos participantes do Maemo Summit pelo Twitter e pela cobertura disponível pelo AllAboutMaemo.

Para ver outras fotos do evento, acesse: http://www.flickr.com/photos/tags/maesum/

Eduardo Lima

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 1255471860 (13/10/2009) às 10:11 pm
  2. 1256312237 (23/10/2009) às 3:37 pm
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: