Início > Tutoriais > Usando o Synergy para compartilhar teclado e mouse entre computador e N800/N810

Usando o Synergy para compartilhar teclado e mouse entre computador e N800/N810

1252019059 (3/09/2009)

O Synergy oferece um modo simples de compartilhar mouse e teclado entre computadores. É uma solução por uso de software para evitar uma área de trabalho cheia de mouses e teclados ou a necessidade de ter um chaveador para usar múltiplos computadores em um mesmo local. O requisito é que estes estejam em uma mesma rede.

O aplicativo funciona entre diferentes sistemas operacionais. É possível utilizá-lo entre MacOS, GNU/Linux (incluindo Ubuntu e Maemo) e Windows e controlar a disposição física das telas, ou seja, informar se um monitor está à esquerda, à direita, acima ou abaixo de outro. Além disso,  é possível que um computador compartilhe mouse e teclado que foram compartilhados por outro computador. Esse compartilhamento em “cascata” permite o uso de vários computadores dispostos de diferentes maneiras.

Utilizar essa opção com o N800 pode ser interessante para quem gosta de mantê-lo ligado ao lado do desktop e acessar alguns aplicativos por ele. Isso é útil quando se quer, por exemplo,  criar novas entradas em tarefas, escrever tweets no Mauku ou adicionar itens a uma lista de compras. Ao invés de usar o teclado virtual ou manter um teclado exclusivo para o aparelho, é possível arrastar o cursor do mouse para a tela e usar o teclado do desktop/notebook para escrever o texto. É possível até copiar um texto longo no computador e colocar no dispositivo.

As funções do aparelho continuam iguais, independente do uso do Synergy. A única diferença é que além da stylus o usuário pode mover um cursor na tela aparelho como se fosse um computador. Ou digitar um texto usando o teclado convencional ligado ao computador. Se o aparelho ficar fora da rede do servidor ou se este for desligado, o N800 continua funcionando normalmente, apenas sem a opção de mouse e teclado, mas sem ter mensagens de erro.

O vídeo apresenta para quem tem visão além do alcance o funcionamento do N800 com um notebook. Um texto que é digitado no N800 é copiado, usando mouse e teclado do notebook, para um editor de texto no próprio notebook. Logo após esse texto é atualizado, copiado e colado novamente para o N800, sem utilizar a stylus.

Este post irá mostrar como pode ser feita a configuração do N800/N810 e de um computador para fazer o compartilhamento dos periféricos de entrada. O tutorial assume que computador e dispositivo já estão configurados com acesso a uma rede comum. A configuração será a de um aparelho com Maemo OS2008 e um computador com Ubuntu ou Windows.

Organizando as informações do computador e do N800

Para utilizar o Synergy é preciso obter o nome dos dispositivos utilizados como cliente (no caso, o N800) e o nome ou IP do computador utilizado como servidor (Ubuntu/Windows).

Nome do N800

O nome do N800 pode ser obtido no terminal da seguinte forma:

cat /etc/hostname

Como resultado deve ter sido exibido algo semelhante a

Nokia-N800-XX-X

Ubuntu

Apesar de o nome do computador poder ser usado, nos testes realizados a utilização do IP do servidor foi a que funcionou. Assim, para saber o IP do computador pode ser utilizado no terminal:

ifconfig

O IP utilizado deve ser o referente à rede compartilhada entre N800 e computador.

Windows

Para obter o IP do computador acesse o prompt e digite:

ipconfig
Preparando o computador

Ubuntu

Para instalar o Synergy abra o terminal do Ubuntu e execute:

sudo apt-get install synergy quicksynergy

O comando realiza a instalação do Synergy e do QuickSynergy. O segundo contém uma interface simples que permite gerar o arquivo de configuração utilizado pelo Synergy.

Terminada a instalação, execute o programa (possivelmente instalado em ‘Acessórios’ ou, para facilitar, use ALT+F2 e digite quicksynergy). O aplicativo permite determinar a posição do outro computador/dispositivo com relação ao monitor do servidor. Assim, caso o N800 fique localizado à esquerda do monitor, basta colocar seu nome no quadro da mesma direção. Essa configuração da posição permite que o cursor passe para o outro monitor (no caso o N800) quando a área da tela é ultrapassada.

Uso do QuickSynergy no Ubuntu

Uso do QuickSynergy no Ubuntu

O nome do aparelho deve ser o encontrado anteriormente na forma de Nokia-N800-XX-X. Determinado o aparelho, inicie o servidor clicando em Executar.

Windows

O primeiro passo é baixar e instar o programa. As opções estão disponíveis em http://sourceforge.net/projects/synergy2/files/.

Por ser apenas a versão do Synergy, sem a interface do QuickSynergy (disponível para GNU/Linux e Mac) o processo de configuração parece ser mais confuso.

Tela inicial de configuração do Synergy no Windows

Tela inicial de configuração do Synergy no Windows

É preciso escolher a opção Share this computer’s keyboard and mouse (server) para utilizar o Windows como servidor.

Uso do Synergy no Windows - Disposição das Telas

Uso do Synergy no Windows - Disposição das Telas

No quadro Screens, utilize o botão “+” para adicionar o N800. Para isso, use o nome encontrado anteriormente (de forma Nokia-N800-XX-X). A disposição do N800 com relação ao computador é configurada dentro das opções Links. Para o exemplo, o N800 foi configurado à esquerda, então foram criadas as configurações:

  • 0 to 100% of the left of Yves goes to 0 to 100% of Nokia-N800-43-7
  • 0 to 100% of the right of Nokia-N800-43-7 goes to 0 to 100% of Yves

Confirme as configurações e retorne à tela principal.

Preparando o N800

No N800, baixe o aplicativo e instale (basta clicar sobre o arquivo .deb que o Gerenciador de Aplicativos irá fazer a instalação) a versão mais recente do QuickSynergy. O aplicativo deve aparecer em Extras como QuickSynergy.

Antes de iniciar o cliente, é preciso configurar o cursor do N800 para que seja possível acompanhar o movimento do mouse na tela. Para isso, o cursor deve perder a transparência. Edite o seguinte arquivo: /home/user/.icons/default/index.theme

Uma forma de fazer isso é utilizando o aplicativo PyGTKEditor. Para tanto, entre no terminal e execute (para obter acesso como root utilize: rootsh):

root
pygtkeditor /home/user/.icons/default/index.theme

Irá aparecer o seguinte conteúdo:

[Icon Theme]
Inherits=xcursor-transparent

Comente a segunda linha de forma que fique assim:

[Icon Theme]
#Inherits=xcursor-transparent

Salve a alteração e reinicie o N800.

Atenção:

Colocaram o seguinte aviso no fórum com relação à alteração da transparência do cursor:

It seems that this tweak will destroy all status bar applet settings, ie. osso-statusbar-cpu at first, but reboot twice to get them back.

Após fazer as modificações não foram encontrados problemas.

Colocando para funcionar

Abra o QuickSynergy no N800, escolha a aba Client e digite o nome ou o IP do servidor (no meu caso apenas o IP funcionou corretamente).

QuickSynergy no Maemo

Uso do QuickSynergy no Maemo

Agora basta mover o cursor do pc até o canto direto da tela para que o mouse e o teclado passem a atuar no N800. 🙂

Dica: ligar o N800/N810 ao carregador e configurar para que ele não desligue a tela pode ser útil caso o acesso ao aparelho seja constante. Sem isso ele costuma desligar rapidamente e só volta a funcionar  com um toque na tela.

Problemas percebidos

– Quando aperto ENTER pelo teclado do pc o N800 apresenta o teclado de digitação com os dedos. Apertando novamente o ENTER o texto é inserido/executado.
– O N800 inicializa com o cursor sendo exibido, porém, em alguns momentos, ele some. Só continua aparecendo em alguns programas como editor de notas e x-term.

Outras informações

É possível utilizar o Synergy sem a interface do QuickSynergy. Uma das coisas que o aplicativo faz é criar em home um arquivo .synergy.conf com o seguinte conteúdo:

section: screens
nome-do-pc:
Nokia-N800-XX-X:
end
section: links
nome-do-pc:
left = Nokia-N800-XX-X
Nokia-N800-XX-X:
right = nome-do-pc
end

Para utilizar o synergy ativive o servidor executando no terminal:

    synergys -f --config synergy.conf

No N800 entre no terminal e digite:

    synergyc 192.168.0.103
Referências

– [Tutorial] https://help.ubuntu.com/community/SynergyHowto
– [Programa] http://synergy2.sourceforge.net/index.html
– [Dissusões sobre synergy no Maemo] http://talk.maemo.org/showthread.php?t=15044

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: