Início > Lançamentos > Nokia N900 – Especificações

Nokia N900 – Especificações

1251855067 (2/09/2009)

Nokia N900

Desde o dia 7 de Agosto vários comentários e expectativas surgiram a respeito do aparelho RX-51, que passou pela aprovação da FCC.  Finalmente, no dia no dia 29 de Agosto, a Nokia oficializou o anúncio do N900 e suas especificações foram divulgadas.

As especificações confirmaram alguns dos indícios apresentados anteriormente, como a utilização da nova versão do Maemo, uma câmera com maior qualidade e o principal: o aparelho finalmente se tornou um telefone celular.

Este último ponto acaba com várias dúvidas e frustrações que ocorriam após a primeira olhada no N800 ou no N810. As especificações eram ótimas, a tela grande e empolgante e o aparelho poderia ter diferentes aplicações, só que faltava algo que fizesse o usuário reconhecer que seria interessante levar o aparelho a vários lugares e que justificasse investir o dinheiro em sua compra. Tudo tinha que ser pesado contra a possibilidade de comprar um celular com câmera de melhor qualidade e acesso a rede gsm, que ainda poderia contar com subsídio das operadoras.

Esse problema, somado ao potencial de expansão – uso de cartões de memória, ter USB Host, boa quantidade de memória RAM, sistema operacional baseado em GNU/Linux, etc. – tornava o dispositivo uma preciosidade para geeks, mas ainda encontrava alguma resistência por causa do preço. Com a queda brusca dos preços por promoções encontradas em grandes lojas (Submarino, Americanas, FNAC, Wallmart, entre outros.), diversas pessoas não resistiram à vontade e compraram o aparelho (como os autores deste blog). Muitas dessas pessoas acabaram se arrependendo ou reconhecendo o impulso e devolveram o produto ou o venderam algum tempo depois.

Especificações
Tela: 800 x 480 Touch Screen
Tamanho Dimensões: 110.9 x 59.8 x 18mm
Peso: 181 g
Teclado Slide-out QWERTY
Frequência de operação Quadriband GSM ( 850, 900, 1800, 1900)
3G WCDMA ( 900, 1700, 2100 )
HSDPA/HSUPA

EDGE Class A
GPRS Class A
Processamento Processador TI OMAP 3430 – 600 MHz
1 core
CPU Type ARM Cortex-A8
Processamento Gráfico PowerVR SGX with OpenGL ES 2.0 support
Memória SDRAM Memory 256 MB
NAND Memory 768 MB (Pode ser usada como memória virtual)
Armazenamento 32 GB
Cartão de memória Micro SD, com Hot Swap e capacidade máxima de 16 GB
Outras características Acelerômetro 3D
Sensor de luz ambiente
Sensor de proximidade
Saída para TV
A-GPS
Alto-falante independente integrado (handsfree)
Maemo Update, Nokia Maps, Ovi Files, Ovi Share, Themes, Still Image Editor
Navegador Web Baseado no Mozilla
Compatível com HTML, XHTML e Flash
Multimídia Câmera CMOS Sensor 5.0 Megapixel (Resolução: 2584 x 1938 )
Zoom Digital 3 x
Recursos: Auto Exposure, Auto Focus, Carl Zeiss Optics, Exposure Compensation, dual led flash, Tessar™ Lens
Gravação de Vídeo em Resolução 848 x 480
Gravação de Vídeo a 25 fps
Zoom Digital em Video de 4 x
Formato de Gravação de Vídeo MPEG-4
Streaming de Áudio/Vídeo
Transmissor FM (88.1 – 107.9 MHz)
Câmera Secundária (640 x 480)
Conectividade Bluetooth 2.1 +EDR A2DP
Micro USB
Nokia AV 3.5mm
UPnP
USB 2.0 High-Speed
USB Mass Storage
Perfis Bluetooth A2DP, AVRCP, FTP, HFP, HSP, OPP
WLAN support 802.11b/g WEP, WPA e WPA2 (AES/TKIP)
Mensagens IM, SMS
E-mail (Mail for Exchange) IMAP4, POP3, SMTP
Nokia Messaging
Documentos suportados Excel, PDF, Powerpoint e Word
Bateria e Energia Bateria BL-5J 3.7V 1320 mAh
Carregamento por USB

Especificações técnicas (Retirada das especificações encontradas em Nokia Forum)

Superado o problema do potencial de compra por parte dos usuários, o N900 apresentou um conjunto satisfatório de recursos, dos quais alguns serão destacados.

Desempenho do aparelho

O processador e a quantidade de memória RAM foram uma boa surpresa, ao contrário do que ocorreu quando o N97 foi anunciado. Depois do N95 existiram algumas novidades, como os aparelhos com Symbian s60v5 com tela touchscreen, como o 5800 e o N97, ou com tela AMOLED do N85. Apesar de serem recursos interessantes, não traziam uma experiência realmente nova de uso.

A memória RAM, apesar de em alguns lugares ser anunciada como sendo de 1GB, contém 256 MB de SDRAM e outros 768 de memória NAND que pode ser usada como memória virtual. É importante ter a possibilidade de usar memória virtual, mas é preciso ter a noção de que o uso desse tipo de recurso não tem desempenho equivalente ao que seria obtido com 1GB de RAM.

N900 ao lado de outros aparelhos

N900 ao lado de outros aparelhos

Tamanho

Vindo de uma linha de aparelhos razoavelmente grandes como o N800 e o N810, o N900 está compacto. Em geral, ele é um pouco maior do que os smartphones existentes, no entanto é possível encontrar aparelhos que se sobressaem quanto a algumas de suas medidas. Sua “espessura” é menor do que a do N95, seu comprimento menor do que o N97 e seu comprimento e sua largura são menores do que os do IPhone (http://sizeasy.com/page/size_comparison/25183-N900-vs-N97-vs-N96-vs-N95-GB). Com isso é possível ver aparelhos com dimensões próximas às do N900, como o N95 e o Iphone, sendo utilizados por um público variado, não restrito a geeks que não se importam de carregar um tijolo-faz-tudo.

Mensagens Multimídia

Como pode ser notado nas especificações completas do aparelho, não há referência à existência mensagens multimídia (MMS). A falta desse recurso foi comentada por @petermaemo, responsável pela equipe de marketing do Maemo, em entrevista exclusiva ao FreeBird entrevista coletiva nota oficial um fórum.

Segundo Peter, o suporte a mensagens multimídia é uma característica importante, mas o aparelho dá condições para enviar fotos através da Internet. Os usuários aos quais o aparelho se destina têm como pretensão compartilhar fotos de alta qualidade utilizando Flickr, Facebook, Picasa, Ovi e outros.

Apesar de a falta de MMS recurso que nunca utilizei em um celular dar uma sensação de restrição, os argumentos podem ser considerados válidos. Contudo, ainda fica a expectativa de que esse recurso seja incorporado em uma atualização.

Suporte para manter a inclinação.

Evolução com relação aos antecessores

Uma boa melhoria que fizeram com relação ao N800/N810 foi manter o suporte no próprio aparelho sem fazer com que este bloqueie entradas e funções importantes como entrada USB, de cartão de memoria ou outro tipo de tecla.

O suporte, por sinal, está menor e mais discreto. Ao que indicam as fotos, ele está presente na margem que envolve a câmera. Porém, pelo fato de estar alocado à esquerda e de não cobrir toda a largura do aparelho, é possível que ocorra algum balanço ou movimentação quando a tela for tocada no canto superior direito.

As imagens divulgadas passam a impressão de que o material tem uma boa qualidade e que não passa a impressão de fragilidade apresentada pelo N800. O resultado parece ser próximo ao que é a parte da frente do Nokia 5800, que lembrou bastante N900, apesar de ser mais fino e possuir botões na parte inferior da tela.

Logo mais será iniciado o Nokia World 2009 e novas informações devem ser apresentadas junto com o lançamento do N900. Em breve deve sair um post do @panaggio a respeito do Maemo (cobrança pública de promessa :] ).

Anúncios
Categorias:Lançamentos Tags:, ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 1256303330 (23/10/2009) às 1:08 pm
Comentários encerrados.
%d blogueiros gostam disto: